sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A que geração você pertence?

Geração Y ou geração interativa*
As gerações podem ser caracterizadas segundo o uso que elas fazem das tecnologias. Descubra dados e informações para a estruturação de pesquisas que tratam sobre esse assunto.
A que geração você pertence?
Em 2001 o desenvolvedor de games Marc Prensky criou os termos “nativos digitais” e “imigrantes digitais”. Os nativos digitais são aqueles que nasceram imersos na cultura digital e não conseguem imaginar um mundo sem Excel, Word, chat, redes sociais, e-mail e/ou telefone celular com câmera digital.
Os imigrantes digitais, por sua vez, conheceram o mundo anterior à disseminação da internet, dos computadores pessoais e do celular, mas se esforçam para incorporar essas tecnologias a sua rotina, embora tenham alguma dificuldade para se adaptar a elas.
A data que marca o início da geração de nativos digitais varia, segundo os pesquisadores, entre 1980 e 1994. Na tentativa de compreender melhor o comportamento desses jovens, novas denominações surgem como formas de caracterizar “minigerações”, conforme maior ou menor familiaridade com os recursos da rede.
Os que hoje têm entre 25 e 40 anos são chamados geração X; os que estão agora com idade entre 14 e 25 anos comporiam a geração Y, também conhecida como geração Millenial; e a mais nova dentre todas elas é a geração Z, indivíduos que contam com no máximo 14 anos.
Os jovens da geração Y são impulsivos e buscam de forma insaciável a inovação. É uma geração com muitas contradições: valorizam a liberdade, mas vivem à procura de limites; no consumo, são liberais, mas são conservadores socialmente; querem dar sentido à vida, mas de forma muito imediatista; almejam realizar coisas importantes na vida, mas sempre considerando apenas o que gostam. Estão envolvidos com a ideia de realização pessoal e têm valores éticos muito fortes.
Descubra se você é nativo ou imigrante digital: faça o teste aqui.
Pesquisa “Geração Interativa na Ibero-América”
Realizada pela primeira vez em 2008, a pesquisa “Geração Interativa na Ibero-América: crianças e adolescentes diante das telas” continuou se desenvolvendo. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade de Navarra e o Grupo Telefônica Vivo e seu objetivo é entender como se comportam crianças e jovens diante das telas digitais, abordando o uso nas residências, os hábitos familiares e a relação com a escola.
*  Última atualização da reportagem em 26 mar. 2012.

“Geração Y ou geração interativa” in Educação no Século XXI, Novos Modos de Aprender e Ensinar, Fundação Telefónica, S.Paulo, 2013, p. 13

http://fu http://fundacaotelefonica.org.b

1 comentário:

  1. Este texto foi lido no âmbito da Unidade Curricular de Tecnologia de Informação e Comunicação. Partilhando-o convosco sinto que pode ser útil, como foi para mim... e tem um "quizz" interessante.

    ResponderEliminar